Desperta a Resiliência: O Poder do Perdão e do AutoCuidado

21-12-2023

Perdoar não é apenas benéfico para a tua saúde emocional e física; é uma peça fundamental na construção da tua resiliência.

Num quotidiano repleto de desafios, muitas de nós carregam o fardo emocional de feridas passadas, sentindo o impacto negativo no nosso bem-estar à medida que as ondas contínuas de adrenalina e cortisol provenientes dessas memórias inundam o nosso corpo. Às vezes, as situações presentes podem reacender feridas não resolvidas da infância, repetindo a dor emocional do passado.

"O trauma da infância torna-se o drama da idade adulta." Harville Hendrix

Sei que pode ser desafiante perdoar, mas com empatia e compaixão, é possível. Ao olharmos para os eventos a partir da perspectiva do ofensor, podemos compreender o seu comportamento. Entender não implica aprovar, e a reconciliação nem sempre é necessária. O objetivo é encontrar compaixão, reconhecendo que nenhuma de nós é perfeita, e eventualmente alcançar a paz.

Ao praticarmos a compaixão e o perdão para com os outros, tornamo-nos também mais tolerantes com os nossos próprios erros e limitações, construindo assim uma resiliência ainda mais sólida.

PARA CULTIVAR A RESILIÊNCIA ATRAVÉS DO PERDÃO, ADOTA ESTAS PRÁTICAS:

  • Reflete sobre como a falta de perdão está a impactar a tua saúde e felicidade - perdoa, sobretudo, por ti mesma.
  • Pondera sobre o que te perturba. Isso pode ajudar a identificar antigas feridas da infância.
  • Aceita os outros como são: seres imperfeitos que lutam para fazer o melhor possível nas suas condições e circunstâncias.
  • Experimenta uma meditação da Bondade Amorosa. Existem várias versões disponíveis online. 
  • Se sentires necessidade de ajuda para perdoar o passado, considera trabalhar com um terapeuta profissional.

ESTABELECE OBJETIVOS: O CAMINHO DA RESILIENCIA

Dando passos em direção aos teus objetivos não apenas promove emoções positivas e clareza de pensamento, mas constrói também o bem-estar geral e a resiliência. Numa pesquisa de 2015 sobre resiliência direcionada a objetivos (GRIT), participantes demonstraram melhorias na autoregulação, função executiva e crescimento pessoal.

Quando te deparas com situações avassaladoras, fortalece a tua resiliência, faz um brainstorming de soluções possíveis, criando um plano de ação e dividindo-o em etapas gerenciáveis. Reconhece os teus sucessos ao longo do caminho. À medida que segues os teus objetivos, as circunstâncias podem mudar, então dá-te permissão para ajustar os teus objetivos à medida que avanças. Considera também trabalhar com um coach de saúde para te ajudar no brainstorming, co-criar objetivos e responsabilizar-te por eles.

RESPIRA: UMA PAUSA PARA MULHERES EM CONSTANTE MOVIMENTO

Respirar consciente, profunda e lentamente é uma prática valiosa para reduzir o stress e construir resiliência. A respiração consciente envolve concentrar a tua atenção nas sensações físicas da respiração, desde o som do respirar até ao movimento do ar pelas narinas, a expansão do abdómen e o movimento do peito.

Com a respiração lenta e profunda, o diafragma move-se para cima e para baixo com mínimo movimento no peito, estimulando o nervo vago e melhorando a comunicação no sistema nervoso autônomo. A respiração consciente é uma ferramenta poderosa para colocar o teu sistema nervoso autônomo no modo de repouso-digestão-reparação. Além disso, pode contribuir para melhorar a memória, a cognição mental, a regulação emocional e a sensação de bem-estar.

Um estudo de 2021 com trabalhadores de saúde na Índia durante a pandemia de COVID-19 descobriu que os participantes que praticavam a respiração de ioga experimentavam níveis mais baixos de stress, ansiedade e depressão, relatando melhorias significativas na satisfação com a vida, resiliência e qualidade do sono.

Outro estudo avaliou a eficácia da respiração consciente diária na ansiedade em estudantes universitários. Os participantes foram ensinados a respirar conscientemente e, em seguida, continuaram com 30 minutos de respiração consciente diária por uma semana. O estudo concluiu que a respiração consciente diária reduziu significativamente a ansiedade.

A respiração está estreitamente ligada às funções corporais e mentais. Reduzir ativamente a frequência respiratória para menos de 10 respirações por minuto afeta as atividades dos sistemas nervoso autônomo e central, promovendo um aumento na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e nas atividades do sistema nervoso central que controlam as emoções e o bem-estar psicofisiológico. Uma alta VFC está associada a uma melhoria geral na saúde e na função cognitiva.

Experimenta esta simples técnica de respiração profunda, 4-7-8. Começa expirando completamente, apertando o abdómen. Em seguida, inspira profundamente para o abdómen com uma contagem de quatro tempos, empurrando o umbigo para fora. Segura a respiração com uma contagem de sete tempos e depois libera suavemente o ar pela boca com uma contagem de oito tempos, puxando o umbigo para a coluna vertebral. Pode ajudar a imaginar o abdómen como um balão a encher e a esvaziar a cada inspiração e expiração. Percebe o som e a sensação da respiração enquanto o ar entra e sai do corpo.

FAZ AQUILO QUE DESFRUTAS: UM LEMBRETE PARA A MULHER EMPREENDEDORA, MÃE E LÍDER DE FAMÍLIA

Pode parecer óbvio, mas quando a vida se torna agitada, frequentemente deixamos escapar o prazer recreativo. Participar em atividades que te trazem alegria não é apenas um luxo; é uma necessidade. Envolver-te em atividades que aprecias aumenta as emoções positivas e a satisfação com a vida, ambos elementos cruciais para a construção da resiliência.

Se te encontrares perdida sobre o que fazer, volta às atividades que te traziam alegria na infância. Uma revisão de 2017 descobriu que atividades artísticas estavam associadas ao desenvolvimento de resiliência e bem-estar mental em crianças. Constrói sobre essa resiliência ao envolver-te em atividades artísticas ou qualquer outra recreação que te faça sentir relaxada e feliz.

Lembra-te, mulher empreendedora, mãe e líder de família, a tua resiliência é o alicerce do teu sucesso. Cultiva o perdão, estabelece objetivos que te inspirem, respira fundo nos momentos de agitação e nunca subestimes o poder de fazer aquilo que amas. O teu bem-estar é a chave para uma liderança e empreendedorismo sustentáveis.

Com carinho,

Maria Ribeiro